Sabemos que uma loja de materiais elétricos possui um grande potencial para crescimento em ritmo constante, mas para que isso seja possível, algumas ações devem ser tomadas.

Uma loja não cresce sozinha, ela precisa ter uma estrutura adequada, funcionários bem treinados, um bom planejamento de marketing entre outros.

Aqui mostraremos como, mesmo com a loucura que o Covid-19 trouxe para nossas vidas, é possível aprimorar sua loja e obter bons retornos financeiros.

Superando desafios

É fato que, em algum momento já precisamos de uma loja de materiais elétricos: é uma lâmpada que queima, tomadas que precisam ser substituídas, chuveiros que precisam ser trocados e, é claro, sempre tem pessoas construindo ou reformando em algum lugar.

O setor de materiais elétricos nunca para, existem sempre clientes precisando de alguma coisa. Porém, não podemos contar sempre com essa demanda “necessária”. Temos que nos atualizar e chamar a atenção de mais clientes a fim de nunca ficarmos estagnados.

É preciso entender que para que as vendas cresçam, é necessário investir em estratégias diferentes. Pense um pouco, como anda o atendimento em sua loja? Seus vendedores são atenciosos e possuem conhecimento em todos os produtos para responderem às dúvidas dos clientes?

Uma loja precisa construir uma imagem sólida na mente de seu cliente e uma maneira simples de atrair, reter consumidores e mostrar credibilidade no mercado é fazer com que seus colaboradores sejam experts em seu segmento.

Mas é só isso?

Na verdade, não. É claro que muitas outras estratégias são necessárias para sua empresa crescer. Confira abaixo 5 maneiras de sua empresa vender mais:

#1. Ampliação dos corredores – Convenhamos que ninguém gosta de fazer suas compras em locais onde o espaço é pequeno, que as pessoas se esbarram umas nas outras ou até mesmo nas prateleiras não é mesmo?

Muitas pessoas gostam de observar as prateleiras, pegar os produtos nas mãos, compará-los, sem ter que depender de uma interação com o vendedor. Assim como em um supermercado, o consumidor prefere fazer suas compras sozinho e solicitar a presença de um vendedor somente quando é realmente necessário.

Por esse motivo, muitas lojas estão alterando seus interiores a fim de oferecer essa experiência de “liberdade” ao consumidor. Lojas que ainda não possuem esse “autosserviço” estão perdendo seu espaço no mercado.

Clientes que precisam se dirigir ao balcão para solicitar produtos aos vendedores tem sua “compra por impulso” diminuída.

Resumindo, a compra através do “autosserviço” é mais abrangente, por isso, amplie seu espaço.

#2. Acessibilidade – Quando falamos na ampliação dos corredores, temos que lembrar de outro ponto muito importante: a acessibilidade.

Pense em espaços onde a cadeira de todas, ou um carrinho de bebê possa transitar livremente sem esbarrar em outras pessoas, ou nos produtos das prateleiras.

#3. Gerenciamento das gôndolas – Saber a melhor estratégia para montar as gôndolas de um comércio é a melhor maneira para conseguir elevar o seu faturamento.

Procure colocar itens que combinam ou que se referenciem no mesmo espaço, em corredores próximos a fim de facilitar a experiência do consumidor e impulsionar suas vendas.

Essa disposição nas gondolas de sua loja ajudam o cliente a encontrar o que precisam com muito mais facilidade, além de levá-lo a compra por impulso também, por exemplo, se uma luminária estiver próxima a um produto que o cliente precise ele pode se interessar e acabar levando.

Apesar de não ser tão comum como nos supermercados, fazer um planograma de gôndola pode ser uma estratégia interessante para levar o cliente a efetuar sua compra. Deixar as marcas mais conhecidas em evidência e aos olhos dos clientes, buscando atrair sua atenção, pode facilitar a vida do comprador e trazer boas relações com os fornecedores.

#4. Plano de Fidelização – Pense bem, é mais fácil conquistar alguém que já conhece sua loja e sua marca ou tentar “pescar” no mercado consumidores novos?

A fidelização de um cliente pode ocorrer de diversas maneiras, desde um excelente atendimento onde seja adotado uma ação de pós-venda, em que a empresa oferece benefícios àquele cliente que retorna a loja, como também descontos progressivos, cartão de fidelidade, sempre oferecendo ao final do preenchimento um “brinde” e, até mesmo, o cashback – onde uma parte do dinheiro da compra retorna ao consumidor.

Essas ações ajudam a fidelizar o cliente garantindo seu retorno e estarem sempre engajados com a sua loja de materiais elétricos.

#5. Manter parcerias – muitas empresas precisam de parceria para conseguirem aumentar seus lucros.

Quando pensamos em parcerias, pensamos sempre em grandes marcas ou em digital influences, mas a solução pode estar mais perto do que imaginamos. Mas, para uma loja de materiais elétricos, nada melhor do que o eletricista ser um aliado.

Ações consistentes com esses profissionais para que eles indiquem sua loja e, em troca, você o recomenda para seus clientes. É assim, um ajudando o outro.

É claro que esta ação, por si só não adquire um retorno tão rápido, então sim, você também pode buscar fazer acordos com outras empresas, fornecedores e profissionais que estão em sua região de atuação, como arquitetos, projetistas, entre outros.

Bom, mas você pode estar se perguntando: “essa ação é legal, mas o que eu ofereço em troca aos meus parceiros?”

Bem aqui depende muito da sua abordagem com cada um desses profissionais. Existem lojas que oferecem descontos maiores do que os aplicados normalmente, uma vez que esses profissionais necessitarão de seus materiais em suas obras.

Outra estratégia utilizada é o “patrocínio” onde toda indicação e compra leva a um incentivo negociado com o lojista. Mas aqui, como dissemos anteriormente, faz parte de uma negociação prévia entre a loja e o profissional.

Se você precisa aumentar o faturamento de sua loja de materiais elétricos, estas dicas poderão ajudá-lo a começar.

Quando o assunto envolver uma revenda ou distribuidora de materiais elétricos, a Abreme estará sempre disposta a ajudar. Possuímos vários canais de comunicação e um serviço especializado de assessoria jurídica, proteção ao crédito, assinatura da revista potência e um portal EAD para nossos associados.

Não perca tempo, entre em contato agora mesmo e faça a sua empresa crescer.