Acender as luzes de casa por comandos de voz, ativar todos os dispositivos por um só controle e ter um robô fazendo a limpeza já são realidades encontradas em uma casa considerada “inteligente”.

A casa do futuro, que antigamente só víamos em filmes de ficção ou no desenho dos “Jetsons”, está se tornando cada vez mais possível, com as novas tecnologias.

Automação residencial é definida como a utilização da tecnologia como agente facilitador de tarefas habituais da rotina de uma casa que antes dependiam exclusivamente do morador.

Ela vem trazer uma série de soluções para facilitar a vida cotidiana nos lares, oferecendo mais conforto, segurança, praticidade e funcionalidade. 

O conceito de automação residencial surgiu na década de 70, nos Estados Unidos, quando foram criados os primeiros sistemas automatizados de controle para aplicações industriais. Desde então, novas soluções são lançadas a todo momento no mercado, acompanhando as tendências de consumo.

O Mercado de Automação Residencial no Brasil

Em 2016, estimava-se que cerca de 300 mil residências brasileiras já possuíam equipamentos de automação residencial e a expectativa de crescimento para esse mercado nos próximos anos é grande.

A Statista, empresa especializada em pesquisa de mercado, realizou um levantamento sobre o mercado de casas inteligentes e constatou que o Brasil ocupa o 11° lugar no mercado mundial. 

Com a entrada de novos produtos relacionados à automação residencial e a disponibilidade de assistentes de voz em português, o mercado de casas inteligentes no Brasil deve crescer 178% até 2025. A projeção é que haja um crescimento médio de 22% ao ano.

Em 2020, o país investiu um pouco mais de 1 bilhão de dólares em soluções para casas inteligentes. A estimativa é de que, em 2025, esse número chegue a 3,1 bilhões de dólares.

A seguir, daremos alguns exemplos de como transformar a sua residência em uma “casa inteligente”, aproveitando tudo que a automação residencial pode lhe oferecer.

Assistente de Voz Virtual

Os smart speakers ou assistentes de voz (Alexa, Google Home, Siri) são os dispositivos mais populares do momento no assunto e também o primeiro passo para uma casa inteligente. 

Eles podem ser ativados por um simples comando de voz, através da inteligência artificial ou comandos no celular. Esses equipamentos permitem que os moradores controlem os recursos e sistemas automatizados da casa como, por exemplo, acender as luzes e criar um cenário luminoso, fechar as cortinas, tocar uma música ou ligar o ar condicionado. 

Controle de Iluminação

As opções de iluminação inteligente são muitas, desde pequenas luminárias até interruptores que controlam 3 lâmpadas. Tudo claro, com o comando de voz. 

Mas caso você prefira lâmpadas específicas ou então não queira trocar as já utilizadas pelas smart, os interruptores inteligentes são uma boa opção para conseguir a automação sem precisar nem mesmo quebrar as paredes.

A automação da iluminação permite que sejam criados ambientes personalizados, mais intimistas, mais alegres ou mais relaxantes. 

Essa tecnologia faz com que as luzes sejam definidas em certos níveis e temperaturas de cor, sempre buscando um melhor desempenho durante o horário de trabalho ou uma luz mais aconchegante para um momento de relaxamento antes de dormir, por exemplo.

Segurança 

A segurança em uma residência é essencial. E a automação pode solucionar alguns problemas nesse quesito.

Através da automação, conseguimos o controle total do ambiente, mesmo à distância, trazendo paz e tranquilidade ao dia a dia.

Podemos destacar dois produtos que auxiliam na segurança de uma residência: as fechaduras inteligentes e câmeras/sensores.

As fechaduras inteligentes (smart locks) integram biometria, senha alfanumérica e tokens, além de gerenciar e bloquear acessos em horários específicos para todos.

As câmeras, além do monitoramento e armazenamento de imagens em alta definição 4K na nuvem, permitem também o reconhecimento facial, controle com joystick, night vision, cerca virtual, análise de áudio e um mapeamento inteligente de objetos pequenos.

Eletrodomésticos

Ainda no universo das casas inteligentes, muitos fabricantes de eletrodomésticos têm criado produtos com as tecnologias de automação integradas.

Aqui no Brasil, temos à disposição lavadoras de roupas, geladeiras e aspiradores de pó robô, que podem ser controlados através de assistentes virtuais ou smartphones. 

Vantagens da Iluminação Inteligente

Com a pandemia da Covid-19, muitas pessoas passaram a ficar mais tempo dentro de suas casas, seja devido à quarentena ou ao trabalho em modelo home-office. 

Assim, houve um aumento da procura por produtos que otimizassem a experiência dentro dos lares. E nesse contexto, entram os produtos para automação residencial, que, com o tempo, se transformarão em hábito além, é claro, de um item essencial na vida das pessoas.

A perspectiva, a partir do segundo semestre de 2021, é que haja um crescimento ainda maior no ramo de automação residencial.

Isso se deve ao fato da vacinação contra a Covid-19 estar acelerada e os números de casos e mortes pela pandemia estarem baixando, fazendo com que as pessoas comecem a tirar os seus projetos da gaveta.

Engana-se quem acha que projetos de automação residencial são complicados e que necessitam de grandes investimentos. 

Falando especificamente da iluminação inteligente, as vantagens em investir em produtos para essa solução são inúmeras.

Além da praticidade de poder ativar a luz através do seu smartphone ou por sensores de movimento, investir nessa tecnologia gera economia a longo prazo. Poder regular a intensidade da iluminação diminui os gastos com energia elétrica, ocasionando uma redução significativa na conta mensal de luz.

Essa tecnologia também traz novas possibilidades para personalizar a decoração a partir da iluminação, agregando mais conforto e sofisticação aos cômodos. Você pode, por exemplo, ambientar salas de jantar, criando cenários que oferecem mais comodidade e funcionalidade.

Oportunidade Para as Revendas de Materiais Elétricos

Com a perspectiva de crescimento do setor de automação residencial para os próximos meses e anos, é uma ótima oportunidade para as revendas de materiais elétricos também crescerem.

As empresas desse ramo poderão investir na aquisição e divulgação de produtos para iluminação inteligente, melhorando seu portfólio, conquistando mais clientes e aumentando suas vendas.

Elas também podem auxiliar na prestação de serviços de instalação desses produtos, fazendo parcerias com profissionais eletricistas especializados em automação residencial.

Ou seja, as revendas de materiais elétricos poderão oferecer um pacote completo: venda + instalação dos produtos. Resultado► aumento nas vendas e clientes satisfeitos!