Você já passou por uma situação onde visitou uma loja física incrível, onde toda a jornada do consumidor é minuciosamente planejada, desde a vitrine até a compra, porém a experiência de compra on-line foi bem diferente daquela vivenciada na loja física?

Muitos consumidores relatam esse problema, onde a compra pelo e-commerce da marca é completamente oposta àquela da loja física. Exemplos desses problemas são: layouts desorganizados, navegabilidade ruim, dificuldade no preenchimento de dados, erros em códigos promocionais, prazos de entrega extensos, embalagens simples, processo de devolução burocrático, etc…

Considerando que cada vez mais o cliente é omnichannel, todos os canais de uma empresa devem estar perfeitamente integrados a fim de proporcionar boas experiências aos consumidores, independentemente do canal que escolheram interagir.

O que é User Experience (UX)?

UX é a sigla utilizada para abreviar o termo em inglês “User Experience” ou “Experiência do Usuário”. 

O UX ou User Experience é a forma como os consumidores interagem com a sua marca, produto ou serviço. Ele é responsável por cuidar das experiências do usuário, torná-las encantadoras e usar isso para fidelizar seus clientes e atrair outros.

A experiência do usuário deve ser considerada durante toda a jornada de interação do consumidor com o seu produto. Colocando essa ferramenta em prática dentro das suas estratégias de marketing digital, você garante que a satisfação do seu consumidor seja, de fato, realizada.

Então, resumidamente, o User Experience é colocar o seu cliente no centro das suas estratégias e planejamentos, garantindo que as suas necessidades sejam supridas pela jornada e pelo produto que você está oferecendo.

Qual a importância do UX?

Nos dias de hoje, as pessoas que navegam na internet buscam resolver seus problemas em conjunto com uma experiência positiva. 

Assim, as empresas que obtêm sucesso, são aquelas que focam em toda a jornada do cliente e não apenas no resultado final.

O UX Design é o profissional responsável por dar esse destaque às empresas no mercado, trazendo vários benefícios para elas, tais como:

  • melhoria da experiência de seus clientes;
  • fidelização dos usuários;
  • aumento da lucratividade;
  • eficiência no desenvolvimento de soluções;
  • melhoria da imagem da empresa no mercado.

Quando você passa a trabalhar focado na melhor experiência dos seus clientes, com seus produtos ou serviços, você se destaca em relação a sua concorrência e no mercado, já que seus consumidores irão ver a sua empresa como alguém que se preocupa com eles.

O UX Design coloca quem é mais importante no centro de tudo: o usuário

Os benefícios para as empresas são muitos, dentre eles: usuários que ficam mais tempo em seus serviços, são mais receptivos a upgrades, realizam novas compras, propagam sua marca e colaboram para a melhoria de seus produtos/serviços.

O caso da Apple

Um exemplo clássico de empresa que se transformou, ao considerar como o centro de suas ações a experiência do usuário, é a Apple

Steve Jobs sempre defendeu a importância da experiência dos consumidores com seus produtos, provando na prática que a combinação de estética, prazer e simplicidade pode fazer toda a diferença para uma marca. 

Podemos observar o resultado desse trabalho toda vez que um produto da marca é lançado: imensas filas nas lojas Apple do mundo todo e consumidores ansiosos para conhecer as novas tecnologias, fruto da ótima experiência que tiveram anteriormente.

Portanto, se você está preocupado em fidelizar e atrair seus clientes, proporcionando a eles boas experiências, invista em UX.