Em um mundo em que seus concorrentes estão a apenas um clique de distância, a lealdade do cliente é realmente o novo marketing.

Então, antes de começar este artigo, vamos falar sobre a lealdade.

O que é a lealdade do cliente e por que é importante?

A lealdade do cliente é a medida da probabilidade de seus clientes fazerem repetidos negócios com a sua empresa.

Diferentes setores têm várias maneiras de medir a lealdade, mas a maneira mais básica é analisar o número de compras ao longo da vida útil de um cliente em seu banco de dados. Isto quer dizer que, os compradores fiéis são seus clientes mais valiosos. Embora eles possam não ser grandes compradores, é provável que, com o tempo, a receita deles supere a receita dos grandes compradores únicos.

Lembre-se que clientes satisfeitos gastam mais dinheiro e com mais frequência. Além disso, existem muitos outros benefícios em ter clientes fiéis como publicidade gratuita (boca a boca), críticas positivas online, entre outros.

Como criar a lealdade do cliente?

Não importa o tamanho do seu negócio, a lealdade do cliente sempre será o mais importante!

Saiba que clientes fidelizados chegam a gastar até 10 vezes mais* do que novos clientes. (*como mostra artigo no site Gazeta do Povo). Além disso, é mais caro atrair novos clientes do que manter aqueles que já negociam com você.

Abaixo listaremos algumas estratégias para criar e manter a fidelidade de seu cliente:

Estratégia #1. Procure maneiras de se comunicar com seu cliente.

A comunicação frequente mantém sua empresa na mente do cliente e faz com que ele assimile informações importantes sobre o seu segmento.

Reserve um tempo para aprimorar o banco de dados com informações mais completas de seus clientes como endereços de e-mail, correspondência, número de telefone, conta do instagram, desta forma você poderá enviar lembretes amigáveis, felicitações e até mesmo uma newsletter mensal com produtos, informações e promoções de sua empresa.

Estratégia #2. Ofereça vantagens extras aos seus clientes fiéis.

Uma das maneiras de recompensar a lealdade do cliente é dar vantagens extras. Seja a vantagem de “pular a fila”, cumprimentos especiais, cartão de fidelidade, clientes sempre adoram ganhar um pouco mais.

Com esta medida, além de manter seus clientes fiéis sempre por perto, você ainda faz com que outros clientes se esforcem para alcançar o objetivo.

Estratégia #3. Forneça excelente serviço aos clientes

Cliente é cliente e como tal, gosta de ser bem tratado. Muitos acabam encerrando seu relacionamento com uma empresa por estarem descontentes com os serviços que estavam recebendo.

Fazer uma reciclagem com seus vendedores, incentivá-los a estudar, fazer cursos online para que saibam abordar os clientes de maneira correta e com conteúdo relevante sobre o produto que estão vendendo já é de grande ajuda. (saiba sobre a nova plataformas de cursos EAD, fornecidos pela Abreme em https://abreme.com.br/ e tenha vendedores sempre informados e prontos para responder a qualquer dúvida dos clientes).

Todo cliente bem tratado, que teve suas dúvidas sanadas, volta para fazer negócios novamente com a sua empresa, lembre-se disso.

Estratégia #4. Inove, mas não deixe de ser humano

Mesmo em nossa sociedade tecnologicamente avançada, cheia de mensagens de texto e e-mails, ainda queremos e precisamos da interação com outros seres humanos. É por isso que é importante ter em mente que, embora os sistemas telefônicos automatizados possam economizar dinheiro, representantes de serviço ao cliente altamente treinados criam lealdade.

Estratégia #5. Ofereça uma solução

Ofereça aos seus clientes mais do que um simples atendente de balcão, ofereça a solução para os problemas dele.

Com um vendedor capacitado e bem treinado, as dúvidas dos clientes serão sanadas rapidamente, fazendo com que ele se sinta seguro tano pela compra quanto pelo local onde está comprando. Isso, com certeza, fará com que o cliente se sinta bem por ter recebido a atenção que precisava e fará ele retornar à sua empresa para novos negócios.

Estratégia #6. Dê aos clientes um motivo para serem leais

É comum encontrarmos pessoas que são fãs de determinadas marcas como a Apple, por exemplo. E por que isso acontece? Bem porque a Apple oferece produtos que os clientes consideram como “o melhor do mundo”. Portanto, se você conseguir oferecer aos seus clientes produtos que eles considerem o melhor, eles serão completamente dedicados e apaixonados pela sua empresa.

Conseguimos notar que, para fidelizar clientes, é preciso oferecer um serviço de qualidade. Esse fundamento é válido tano para lojas físicas quanto online. A principal diferença entre os dois são os canais de comunicação.

Como já dissemos anteriormente, inovar é preciso. De nada adianta ficar esperando um cliente chegar até você, se você não se mostrar para ele.

Para auxiliar no desenvolvimento das empresas, a Abreme conta com serviços focados no segmento de materiais elétricos. No intuito de auxiliar distribuidores e revendedores, a Abreme conta com um canal de cursos de aprimoramento (EAD), bem como com assessorias jurídicas e de crédito para as empresas.

Conheça mais sobre o trabalho que a Abreme desenvolve para o mercado de revenda e distribuição de matéria elétrico acompanhando nossas redes sociais (@abreme).