Há 1 ano estamos passando por uma situação que nunca imaginávamos passar. Uma pandemia causada por um vírus nos fez reféns de nossas próprias casas.

Infelizmente, muitas empresas não aguentaram e acabaram se perdendo, fechando suas portas por não conseguirem manter sias vendas ativas. Outras se reinventaram, utilizando a internet e mídias sociais a seu favor.

Sim, tivemos que nos reinventar. Realizando reuniões entre uma bagunça de criança, um latido de cachorro e o barulho da panela de pressão no fogo. Sobrevivemos, claro, cada um à sua maneira.

Estou aqui falando de pessoas, mas e as empresas, principalmente aquelas que trabalham diretamente com vendas, como conseguiram se manter?

Vendas online? E-commerce? Delivery? Sim, todas as alternativas e artifícios foram utilizados para que as vendas não ficassem tão prejudicadas e, ainda assim, muitas ainda estão em fase de readequação.

Como aumentar as vendas mesmo em “crise”?

Aumentar as vendas, mesmo neste período que estamos enfrentando, é fundamental para que sua empresa consiga se manter no mercado.

Então, para que se tenha sucesso nas vendas, algumas atitudes são necessárias. Listamos abaixo algumas delas:

#1. Conheça o sistema operante de sua loja – Saber como cada departamento se comporta é fundamental para a obtenção de melhores resultados.

Cada setor de uma loja é diferente, possui características diferentes e consumidores diferentes. Saber exatamente o que cada um necessita ajuda a direcionar sua comunicação;

#2. Invista em atendimento personalizado – Treine seus colaboradores para atenderem seus clientes com excelência, esclarecendo suas dúvidas e deixando o cliente satisfeito. Essa é a sua garantia de um retorno.

#3. Tenha uma boa infraestrutura e organização – Loja desorganizada, onde o cliente se “perde” em meio a tantos produtos é péssimo para o lojista. Neste caso, uma organização, com identificação e setores segmentados é essencial para aumentar positivamente a experiência do usuário.

#4. Invista no marketing – Sim, já dissemos isso em artigos passados, mas nunca é tarde para relembrar. O Marketing é a alma do seu negócio. Quer aparecer? Então faça propagandas, exponha-se, mostre aos seus clientes que você está lá, que você possui o que eles procuram.

Mas lembre-se que o marketing não é feito somente de propagandas. Com o marketing é possível criar planos de ação através das oscilações dos clientes, além de estar sempre presente em mídias online, ações de merchandising e muito mais.

#5. Lembre-se da variedade e qualidade dos produtos – É importante ter mais de uma opção de cada produto para que seu cliente possa escolher, mas também lembre-se de adquirir produtos de qualidade, afinal,  não é o nome do fabricante que será lembrado no momento em que o produto der problema e sim, que foi na loja “x” que  item foi comprado.

Produtos de qualidade sempre atraem mais clientes que farão questão de falar bem de sua empresa, seja pelo atendimento ou pelo produto adquirido.

Com todas essas dicas, fica mais fácil direcionar seu negócio e atrair mais vendas.