Em tempos de incertezas, como a que estamos vivenciando devido à pandemia do Covid-19, saber como será o futuro e planejas a melhor estratégia de vendas é muito difícil.

Com tantas mudanças acontecendo, as empresas tiveram que se reinventar, criando  maneiras de atingir seu público, vender seus produtos e lutar, ainda com mais garra, contra a concorrência.

Reorganização empresarial

Apesar das áreas da saúde e da economia terem sido as mais afetadas pela pandemia, os impactos acabaram se estendendo para os outros setores que tiveram que fazer uma readequação empresarial para conseguirem manter seus negócios vivos e rendendo.

Certo, todas as empresas se mobilizaram, de uma maneira ou de outra, para não perderem seu faturamento, mas, com certeza, uma pergunta paira na mente dos empresários? E o que vem agora? Como será o cenário pós pandemia?

Bem, a resposta para estas perguntas ainda é incerta, mas uma coisa é certa, será necessário investir ainda mais na gestão de clientes para conseguir entender a melhor maneira de vender mais e ser reconhecido no mercado em que atua.

A transformação digital veio para ficar

Como já vimos, a tecnologia e suas atualizações, continua sendo a grande protagonista e com tanta evolução, ficará cada vez mais fácil a interação entre máquina e humano.

Uma dessas evoluções, antes vista só em filmes futuristas, é a IA ou Inteligência Artificial. A inteligência utilizada nessas máquinas pode revolucionar a estratégia de vendas das empresas, fazendo com que o foco seja na experiência do usuário/cliente (UX)

Empresas vem usando e abusando dos chamados chatbots, ferramentas que ajudam na segmentação dos usuários bem como no conhecimento mais profundo dos mesmos.

Outro grande trunfo que chegou com a pandemia foi o contato via meio digital. Ficou nítido, em 2020, que as empresas podem sim economizar com equipes e locais de trabalho, uma vez que o trabalho de muitas pessoas pode ser executado remotamente.

O home office veio para ficar por isso, as estratégias de vendas também se transformaram levando os vendedores a encontrar diferentes maneiras de oferecer seus produtos ou serviços aos seus clientes.

E a sua empresa, como está se adaptando a esta mudança?