Antes de responder a essa pergunta, primeiro, precisamos entender por que é importante atrair novos clientes para sua loja. Como já dissemos em artigos anteriores, o cliente retorna a sua loja pelo bom atendimento, pela solução entregue a ele, e claro, pelos benefícios que você entrega. Lembre-se que, assim como sua empresa, a concorrência também faz a parte dela tentando atrair o consumidor, cabe a você fazer diferente.

Quando falamos de empresas de revenda e distribuição de materiais elétricos, sabemos da dificuldade de atrair os clientes para sua loja, afinal, a concorrência é grande. Mas fique tranquilo, atrair clientes não é tão impossível!

Para atrair os clientes em potencial para a sua loja primeiro, você precisa ter uma experiência excepcional do cliente na sua loja. É isso que constrói seu marketing boca-a-boca – seus clientes fiéis informando os clientes em potencial sobre a excelente relação que têm com a sua loja, como são bem tratados e como o retorno do SAC, por exemplo, é rápido.

Mudanças?

Quando você está tentando atrair clientes e obter mais tráfego em seu negócio, o foco está diretamente na sua aparência. Quando falamos de lojas como as revendas e distribuidoras de materiais elétricos, onde a gama de produto é muito grande, é necessário ter uma organização dentro do local, além, é claro, de limpeza e pessoal bem treinado.

Como atrair clientes para minha loja?

E primeiro lugar, crie uma sinalização memorável. Faça com que as pessoas lembrem de sua loja apresentando um letreiro diferenciado, talvez mais cores, letras maiores, ou até mesmo criar uma mascote, que pode ser o “atendente” de SAC da sua loja – assim como encontramos em grandes empresas de varejo.

Uma vitrine bem elaborada, que chame a atenção também é uma ótima saída para atrair mais consumidores. Vitrines melhores projetadas incentivam a venda por impulso além de aumentar a curiosidade do cliente para entrar em sua loja.

Um simples tapete de “seja bem-vindo” faz com que seu cliente já se sinta especial só pelo fato de entrar em sua loja. Qualquer objeto que atraia a atenção do cliente para a sua loja (aqui ressalto objetos interessantes que tenham a ver com seu negócio e não aqueles bonecos infláveis de posto de gasolina), que faça com que ele se sinta especial, pode ajudar no tráfego.

Produtos de destaque

Procure colocar produtos de destaque na frente. Revendas e distribuidoras de materiais elétricos têm inúmeros produtos que podem ajudar a chamar a atenção do cliente. As marcas usam promotoras, apresentam pequenos filmes sobre a utilização de seus produtos, entre outras coisas. Aproveite a onda, e faça isso também. Apresente semanal ou quinzenalmente um produto de destaque em sua loja, mostrando os benefícios de adquiri-lo e como usá-lo. Como certeza isso chamará a atenção dos clientes.

Sua loja possui estacionamento? Ótimo! Aproveite o espaço para se promover. Lembre-se que aqui o objetivo não é fazer propaganda de seus produtos, mas mostrar o que sua loja tem de melhor a oferecer ao cliente. Pense em algo curto como “Sua luz no fim do túnel”, ou “dê um novo click para a sua casa”.

Já falamos que o interior de sua loja deve estar limpo e organizado, mas não se esqueça que a primeira impressão do cliente está na parte externa da loja. Se as paredes estiverem sujas, pichadas, parecendo velhas, não chamará a atenção, certo? Se for possível tornar sua loja imediatamente reconhecível aos clientes pelo que você vende, faça isso. Se não for possível, você ainda poderá colocar uma faixa do telhado à calçada (nada de cores fluorescentes) onde apresente algo interessante que exista dentro de sua loja, que faça com que os clientes desejem ter aquele produto.

Sustentabilidade, temos também!

Invista em ideias sustentáveis. Hoje o planeta está voltado para a sustentabilidade. Por que então não se “aproveitar” disso? Se for possível, arrume um espaço em sua loja para fazer um jardim natural e utilize os componentes vendidos lá, como uma lâmpada, um soquete, até mesmo uma haste. Qualquer ideia é válida. Você pode até marcar cada um dos produtos com o dizer “gostou? Então me encontre no corredor xx”, direcionando o cliente para o local que encontrará aquele determinado produto.

Não se esqueça que hoje todos possuem celular e se aproveitar disso é uma ótima estratégia para atrair mais clientes. Em lojas de varejo, principalmente de materiais elétricos os QR codes são excelentes para fornecer ao cliente mais detalhes sobre o produto que ele está adquirindo.

Ah, e não se esqueça da sua loja virtual, caso tenha uma. Forneça um boletim mensal para seus clientes, com informações e dicas dos produtos em destaque daquele mês.

Aprimore sua loja, coloque as ideias em prática. Muitas vezes uma ideia pode parecer absurda aos olhos de alguns, mas com certeza, para outros, ela pode ser a oportunidade que faltava para crescer e se destacar.

Lembre-se também que não adianta somente trazer mais clientes para sua loja se eles não se tornarem compradores. Para isso, crie uma experiência excepcional para que ele sempre se lembre de você.

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