Como já dissemos, a inovação é uma das atividades de gerenciamento mais desafiadoras, pois, tudo que é novo gera incerteza, riscos e complexidades.

Além disso, o processo de inovação é também um processo de mudança altamente interdisciplinar que requer a cooperação e o compromisso de quase todas as áreas da empresa.

A inovação exige principalmente pensamento imaginativo, combinado com a coleta de informações relevantes e uma iniciativa para obter maiores benefícios dos recursos disponíveis.

A inovação tem mais relação com adaptação do que com invenção.

A inovação bem-sucedida exige que o processo abrace quaisquer mudanças no ambiente e se modifique para poder oferecer melhores resultados.

O processo de inovação invariavelmente inclui o componente de risco, à medida que novos caminhos são descobertos e um território desconhecido é explorado. Aceitar riscos é um elemento insubstituível da inovação.

Por que minha empresa necessita do gerenciamento da inovação?

No setor de revenda e distribuição de materiais elétricos, há uma falta de inovação, uma vez que os produtos vendidos são commodities, levando o comerciante a se acomodar no mercado em que atua.

Com a inovação, mesmo atuando com os mesmos produtos, é possível se destacar, fazendo com que os clientes optem por comprar em sua loja e não na do concorrente.

Entenda que o gerenciamento da inovação é necessário pois:

  • #1. Possibilita mapear o processo de inovação – O gerenciamento da inovação cria uma visão panorâmica de todo o processo de inovação e permite à alta gerência identificar áreas de melhoria. Além disso, o mapeamento ajuda a identificar novas ideias e avaliar se elas estão sincronizadas com a visão geral da empresa.
  • #2 Ajuda a prever melhor as condições do mercado – A gestão da inovação ajuda a prever mudanças no mercado, identifica novos segmentos e monitora as tendências dos clientes. Ele também detecta a concorrência nos modelos de negócios existentes e traça medidas para enfrentá-lo.
  • #3 Incentiva a comunicação eficaz – É de extrema importância, para o sucesso de um projeto, que a liderança seja motivada, se comunique bem em todos os canais e abrigue um pensamento inovador. Os líderes devem estar abertos a novos desafios, devendo mudar suas estratégias habituais para lidar com eles.
  • #4 Garante temporização adequada de introdução no mercado – Quando a introdução de um produto ou serviço, no mercado, é adiada, ela perde sua vantagem competitiva sobre os concorrentes e fica fadada ao fracasso. A necessidade de uma temporização é que tanto gerentes quanto a equipe estejam em sincronia com as mudanças nas forças do mercado e canalizem seu processo de inovação para abraçar todas essas mudanças.
  • #5 Construção de uma liderança futura – Um dos principais objetivos do gerenciamento da inovação é formar futuros líderes em uma organização. Esse futuro objetivo de liderança começa com a prática de contratar funcionários talentosos – pessoas que demonstram uma forte inclinação para o pensamento inovador e estão abertas ao treinamento para escolher o caminho do desenvolvimento dentro da organização. No entanto, apenas ter uma liderança forte e inovadora não é suficiente – também é vital ter um sistema eficaz de governança da inovação.

No segmento de materiais elétricos, como revendedor, distribuidor ou fabricante, a inovação é essencial para que você conheça a sua empresa, seus funcionários e, principalmente, seus clientes. Com criatividade e um projeto bem elaborado, sua empresa terá muitas vantagens frente aos concorrentes. Então…

Que se iniciem as inovações!