Como proprietário de uma empresa, você tem vendedores em sua equipe, certo? Portanto, muito provavelmente, você reconhece o termo “processo de vendas”.

Você sabe que muitos clientes em potencial entrarão na parte mais ampla do funil de vendas, mas poucos sairão pela parte mais estreita do funil e se tornarão consumidores. Em outras palavras, muitos clientes em potencial ouvirão sobre seus produtos e serviços, porém, poucos comprarão.

É difícil a tarefa de transformar clientes em potencial em clientes reais no mundo de vendas atual e exigente da Internet. Para fazer isso, você deve utilizar um processo de vendas moderno, em vez de um processo de vendas tradicional e desatualizado.

Quando um cliente entra em sua loja, o processo de vendas, normalmente efetuado, segue, basicamente, as seguintes etapas:

  1. Atendimento ao cliente,
  2. Verificação das necessidades do cliente,
  3. Apresentação do produto ou explicação sobre seu serviço,
  4. Apresentação do preço,
  5. Verificação de outras necessidades que o ciente possa possuir,
  6. Fechamento de vendas ou, se não atendeu as expectativas do cliente, deixá-lo ir embora sem efetuar a venda.

Curiosidade: Como é o processo de compra de um cliente?

Atualmente, o rápido acesso dos consumidores às mídias sociais e à Internet mudou o processo de compra. Os compradores fazem elaboradas pesquisas muito antes de entrar na loja. Já conhecem os prós e contras do produto que querem e sabem o quanto devem pagar por ele.

De acordo com a CEB (CEB Marketing Leadership Council®), 57% do processo de compras é concluído antes mesmo dos clientes entrarem em contato com os vendedores. Assim que os clientes entram na loja, os vendedores têm apenas 43% de chance de levar esses clientes à decisão final de compra.

Como é um processo de vendas moderno?

Como já vimos, o cliente chega no estabelecimento já com 57% de sua opinião formada, restando somente 43% para o vendedor fazer sua “mágica” e torná-lo um consumidor fiel. Porém, para que seu negócio cresça, você deve começar e terminar suas vendas de maneira diferente da tradicional. Neste caso, você deve assumir que seu cliente em potencial já possui conhecimento do que necessita e deverá ajudá-lo a escolher entre suas melhores opções. Para isso você deve:

  1. Relacionar-se com seu cliente (tanto pessoalmente quanto on-line)
  2. Determinar todas as suas necessidades
  3. Concluir a venda (uma vez que seu cliente já sabe o que quer e quanto pagará elo seu produto)
  4. Acompanhar seu cliente (pós-venda)

O processo de vendas moderno é essencialmente um funil de vendas modificado. Este tipo de vendas é muito mais do eu somente “tirar pedidos”. Aqui, o importante é construir um relacionamento com seu cliente.

Continue acompanhando nosso blog que no próximo artigo abordaremos o tema O que é e como fazer um Funil de Vendas para vender mais.