A chave para o sucesso de qualquer empresa é conhecer o seu público-alvo, pois, sabendo exatamente o que o seu consumidor quer e como ele está disposto a se envolver com a sua marca, será muito mais fácil criar estratégias de marketing e conteúdos direcionados para seus interesses e a probabilidade de sua comunicação “cair no esquecimento” será menor.

Porém, para que você possa conhecer o seu cliente, é necessário elaborar pesquisas de mercado baseadas em informações que ajudem a definir o que você precisa entregar ao seu público, reforçando a presença da empresa em sua mente e, consequentemente, fazendo com que ele se torne fiel à sua marca.

Uma empresa que comercializa materiais elétricos possui os mais variados clientes, por esse motivo uma pesquisa é a melhor maneira de garantir o sucesso em suas vendas.

Entendendo o que é o público-alvo

Podemos definir público-alvo como um grupo específico de pessoas ou empresas que possuem um perfil semelhante de consumo por isso, precisam estar no foco das ações de sua empresa. É importante lembrar que, por terem perfis semelhantes, possuem maior chance de adquirir os produtos/ serviços oferecidos.

Sabemos que não dá para agradar a todos, mesmo porque, por mais que os clientes tenham gostos semelhantes, às vezes não precisam do seu produto naquele exato momento. Mas, quando uma segmentação é feita, o grupo de clientes que você atrai é muito mais qualificado e fiel.

Através desta segmentação e definição do seu cliente, sua equipe de marketing poderá direcionar todos os esforços para conseguir uma aproximação mais certeira e personalizada.

Para que o sucesso seja garantido, é necessário elaborar as melhores estratégias para conseguir chamar atenção do seu público a fim de convertê-lo em cliente.

Definindo seu público-alvo

Para que você possa conhecer o seu público, é necessário que você tenha informações específicas que possibilitem afunilar o grupo de consumidores pretendido.

Com o aumento da tecnologia e a facilidade de acesso dos usuários, os hábitos de consumo das pessoas acabaram se modificando, tornando-se mais específicos. As pessoas não querem mais só o produto, elas também procuram se identificar com a marca, se convencendo que aquilo que lhe é oferecido é exatamente o que ela está buscando.

Frente a essas “novas exigências” dos clientes, as marcas e as empresas tiveram que se reinventar e, para isso, foi necessário adquirir o máximo de informações para conseguirem definir seu público-alvo e, assim, fazer uma comunicação mais direta e assertiva.

Informações como gênero, interesses, idade, grau de escolaridade, hábitos de consumo, região de moradia e muitas outras questões ajudam as empresas a entender melhor os seus potenciais clientes. Quanto mais souber sobre ele, menores são as chances de perdê-lo.

 Cuidado para não errar

Agora você já sabe como uma pesquisa de mercado e importante, não é mesmo? Mesmo assim, muitas empresas acabam cometendo alguns erros como:

  • Ter objetivos mal definidos – é necessário saber exatamente o que a sua empresa quer descobrir com a pesquisa – local de maior venda, qual produto vende mais…)
  • Não saber qual metodologia de pesquisa utilizar – pesquisa qualitativa ou quantitativa
  • Elaborar um questionário que não fornece uma visão ampla do problema
  • Usar linguagem difícil ou que não condiz com o seu público acabe dificultando a pesquisa. Saber com quem você está falando é fundamental para atingir os resultados

É importante ressaltar que não existe uma forma correta de realizar uma pesquisa de mercado, cada empresa deve analisar seu público e descobrir o melhor caminho para conhecer o seu cliente. Lembre-se que uma pesquisa tem como objetivo identificar o target para, em seguida, trabalhar com as estratégias de marketing que impactarão e fidelizarão seu cliente.

Um tiro certeiro

Uma pesquisa, quando é bem elaborada, pode direcionar o seu negócio para o sucesso.

Perguntas como quem são os seus clientes, quais suas dificuldades e desejos, onde eles encontram as informações que necessitam, quais as vantagens que o seu produto/serviço pode trazer para ele, quais os seus diferenciais frente à concorrência, e mitas outras perguntas podem ser elaboradas para definir a estratégia para conquistar o cliente.

Não podemos deixar de falar que uma boa comunicação é imprescindível. Conteúdos gerados de acordo com o estágio da jornada de compras que seu cliente se encontra poderá definir como ele verá a sua marca e suas decisões futuras.

Você verá que, após conhecer o seu público e entendê-lo, ficará muito mais fácil guiar sua empresa para as vendas de sucesso.