Antes de Iniciar uma Obra é Necessário Planejamento

Qualquer execução de obra se inicia com um projeto executado por um profissional capacitado e habilitado, a fim de garantir a segurança do empreendimento.

Isso se aplica também para projetos elétricos.

Porém, para muitas pessoas, os projetos elétricos não têm relevância no planejamento de uma reforma ou construção, por não compreenderem a sua real importância e a quantidade de riscos minimizados por eles.

Para compreendermos melhor sobre o assunto, primeiramente precisamos entender o que é um projeto elétrico.

Qual a Finalidade de um Projeto Elétrico?

O projeto elétrico é a especificação técnica de todos os elementos elétricos de uma instalação, seja ela residencial, comercial, público, industrial ou de serviços, além da quantidade de material a ser utilizado e de como serão feitas as instalações nos locais que demandam energia elétrica.

No projeto elétrico, cada detalhe de utilização de energia elétrica, divisão dos circuitos, seção dos condutores, dimensionamentos de carga e cabos, trajetos, saídas para iluminação e tomadas, etc, são planejados detalhadamente, visando o funcionamento pleno da edificação, com segurança e confiabilidade.

Com ele, você garante que poderá utilizar de forma segura e eficaz todos os equipamentos elétricos e eletrônicos, sem se preocupar com problemas ou acidentes na rede elétrica.

Segurança em 1º Lugar

Quando o assunto é instalação elétrica, é comum encontrarmos projetos repletos de problemas técnicos. 

E as principais razões desses transtornos são falta de planejamento e a contratação de profissionais duvidosos para a realização dos serviços.

Porém, esses erros cometidos nas instalações elétricas ou abrir mão do investimento em um projeto elétrico podem trazer graves consequências como: sobrecarga do sistema, curto-circuitos, choques e até incêndios, causando riscos aos equipamentos de sua edificação, além de poder levar a vítimas fatais.

As preocupações sobre esse tema são tantas que a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – Abracopel, divulga periodicamente estatísticas visando alertar sobre acidentes elétricos no país.

Segundo a Abracopel, os acidentes causados por sobrecargas, popularmente conhecidos como curtos-circuitos, são as maiores causas de incêndios, sendo que 80% deles ocorrem dentro de casa.

A fim de proteger a sua família e seu patrimônio e evitar transtornos desnecessários, não deixe de investir em um projeto elétrico bem estruturado, materiais de qualidade e profissionais capacitados na área. 

Os profissionais habilitados para realizar esses serviços são: Engenheiros Civis e Técnicos em Elétrica, para projetos mais simples e Engenheiros Eletricistas (que será o RT – Responsável Técnico – da obra), para projetos mais complexos.

Quais São as Principais Vantagens de um Projeto Elétrico?

Além do quesito segurança, que acabamos de citar, um projeto elétrico traz muitos outros benefícios.

Um projeto feito de acordo com as normas da ABNT (NBR 5410) evita brechas na segurança e também que as potências dos equipamentos sejam dimensionadas incorretamente, diminuindo os gastos com contas de luz, gerando economia.

Outra vantagem que podemos mencionar é a garantia de que o dimensionamento dos materiais utilizados seja feito com exatidão, evitando gastos desnecessários com materiais.

Assegurar que a instalação tenha uma infraestrutura elétrica feita da forma correta, evitando possíveis quedas de energia decorrentes do desligamento de chaves no quadro geral, além de prevenir choques acidentais, através dos dispositivos DRs, também é uma vantagem do projeto elétrico.

A versatilidade de alocação dos pontos de tomadas, iluminação e condutos, de forma que alguma mudança possa ser realizada no futuro sem que o cliente seja prejudicado, também é um benefício gerado pelo projeto elétrico.

E por fim, garantia de proteção contra surtos de tensão da rede elétrica, como descargas atmosféricas (raios) e sobretensões de manobra.

Saiba em Quem Confiar Na Hora de Comprar os Materiais 

No artigo de hoje pudemos concluir que um projeto elétrico é de extrema importância para grandes e pequenas obras, pois traz a garantia de um serviço seguro e eficaz, além de representar uma considerável economia na execução do serviço.

No momento de adquirir os materiais elétricos de melhor qualidade e preço para a sua obra, a escolha de uma revenda reconhecida por sua qualidade e presteza, com vendedores que auxiliam na decisão correta de compra, é fundamental. 

Para isso, conte com os serviços dos associados ABREME.

Podemos lhe auxiliar indicando as melhores revendas e distribuidores de materiais elétricos do Brasil, que trabalham com os principais fabricantes do mercado.

Clique aqui e conheça os Associados ABREME.