No ano de 2019 demos dicas importantes e valiosas para que sua empresa pudesse se beneficiar do “novo modelo de mercado”, onde os clientes estão mais exigentes e a concorrência mais acirrada.

Abordamos a importância de entregar ao consumidor o valor que seu produto e sua empresa oferecem à ele além, é claro, de conhecimento e empatia no momento da compra e, principalmente no pós venda.

Neste ano de 2020, continuaremos no caminho da nossa missão onde procuramos lutar pelo fortalecimento do setor e incentivar a participação dos seus representantes e, por isso, começaremos o ano abordando um tema “polêmico” para todos os segmentos: A concorrência!

Os negócios podem ser brutais, afinal, são negócios!

Negócios são negócios, sabemos disso, e como tal, precisa se destacar da concorrência para que se sobressaia no meio da multidão.

Em um segmento tão concorrido, como o de revenda e distribuição de materiais elétricos, a concorrência é inevitável, afinal, as empresas acabam por comercializar a mesma gama de produtos de Norte a Sul do país. Mas como se destacar nesse segmento onde a concorrência é grande?

Para que sua empresa consiga aumentar a participação no mercado, outras empresas inevitavelmente perderão seu terreno. Por esse motivo, é importante ter dedicação e não recuar ao primeiro sinal de problema.

Mudar não é fácil, principalmente para as empresas que há anos estão no mercado e sempre conseguiram superar as adversidades do setor. Mas ressaltamos que os tempos mudaram e, aquilo que surtia efeito há alguns anos, hoje, provavelmente, não funcione mais, ou não gera os mesmos resultados como antigamente.

Dicas importantes poderão mudar seu negócio

Em artigos passados falamos sobre concorrência, mas é sempre bom relembrar. Por isso, listamos 9 dicas que possibilitarão uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. São elas:

#1 – Foque nos leads e não nas vendas

Todas as empresas querem estimular o crescimento de se negócio e aumentar sua receita. Mas, para isso, é necessário saber se você está atuando da maneira correta. Ter um banco de dados com clientes fiéis já é um ótimo começo.

Um bom marketing de conteúdo, combinado com formulários otimizados em seu site e uma automação de e-mails, é fundamental para o sucesso de sua empresa.  Abordagens como essas criam confiança e credibilidade para seu negócio aproximando ainda mais seus clientes.

#2 – Não foque na vendas de seus produtos, e sim nas soluções

No atual modelo de mercado, as pessoas não estão mais em busca de uma marca, mas sim de uma empresa que lhe forneça soluções para seus problemas.

Como mencionamos acima, as empresas de revenda e distribuição de materiais elétricos vendem os mesmos tipos de materiais. Neste caso, o que as diferenciará é exatamente o valor que sua empresa entregará ao seu cliente final. E é exatamente esse valor, essa empatia que farão com que seu cliente retorne à sua loja.

Para que você seja reconhecido e lembrado, é importante que você ofereça às pessoas o que elas buscam. Não liste todos os benefícios que seu produto oferece. Concentre-se nas soluções, explicando ao cliente, em termos simples, como seu produto poderá ajudá-lo.

Através de uma pesquisa de mercado é possível criar um perfil do seu cliente-alvo, e assim resolver seus problemas tornando suas vidas mais fáceis e sua marca reconhecida.

#3 – Otimize seus preços

Lembre-se que uma queda de preços além de não aumentar, necessariamente, suas vendas também reduz suas margens de lucro. Além disso, se você se posiciona como uma empresa “premium”, seus clientes não estão em busca de preço, mas sim de valor, de qualidade, de um benefício exclusivo. Neste caso, uma queda nos preços pode até manchar sua marca.

#4 – Contrate funcionários amigáveis e que se voltem para o cliente.

É, essa dica realmente parece óbvia, mas é muito esquecida por empresários e contratantes. Conscientemente ou não, é mais provável que as pessoas comprem um produto quando simpatizam com o vendedor.

Podemos usar aqui um exemplo típico, o atendimento das empresas Disney. Lá encontramos funcionários bem treinados, sempre sorridentes e dispostos a ajudar o cliente, até que este se sinta 100% satisfeito.

Podemos concluir que uma empresa que possua uma equipe amigável e voltada para o cliente sempre atrairá mais vendas.

#5 – Esteja disponível em todos os canais de comunicação

Mesmo na era digital, alguns clientes ainda preferem entrar em contato por telefone, em vez de e-mail ou whatsapp. É importante oferecer aos clientes a opção de ter uma conversa mais humana com sua marca. As pessoas gostam de ter um “alguém” para conversar e tirar suas dúvidas antes de efetuarem uma compra.

Se você também utiliza alguma rede social, reduza o tempo e o custo gastos canalizando os clientes para respostas padronizadas e pré-existentes, ou utilizando chats on-line. Estas são maneiras fáceis e baratas de oferecer comunicação em tempo real e não deixar seus clientes esperando.

#6 – Voucher e recompensas

Deixe seus clientes ainda mais satisfeitos oferecendo a eles vouchers onde poderão acumular pontos para um resgate posterior de produtos ou serviços.

Com esta simples atitude é possível:

  • Garantir um retorno de seus clientes à loja, afinal as pessoas não gostam de desperdiçar brindes;
  • Fazê-los comprar mais produtos, pois, uma vez dentro de sua loja para resgatar os brindes, eles poderão consumir mais;
  • Ter um marketing boca-a boca gratuito, afinal quem não gosta de espalhar para os amigos que a empresa x está dando brindes?

#7 – Use as mídias sociais

As mídias sociais são um ótimo meio para construir um relacionamento sólido com os clientes. Tente dar à sua marca um pouco de “personalidade” quando for escrever algo em seu site ou nas mídias sociais.

Utilize uma estrutura que se alinhe à identidade de sua marca. Procure informar, ajudar ou entreter seu cliente.

#8 – Seja um especialista

Muitas vezes é melhor ser conhecedor do seu negócio do que um “pau para toda obra”.

No setor de revenda e distribuição de materiais elétricos, como a gama de materiais é muito vasta, é de suma importância que as empresas possuam funcionários qualificados e bem treinados para atender às dúvidas dos clientes com relação aos produtos.

Mantenha seus funcionários atualizados e reciclados com as novidades do segmento em que atua. Normalmente os consumidores acabam associando ‘especialistas’ a produtos, serviços e atendimento de qualidade. Aprimore-se e tenha sua empresa sempre em destaque.

#9- Procure sempre melhorar 

Nunca se dê por satisfeito com seus negócios, pois sempre é possível melhorar!

Desfrute da felicidade de um feedback positivo, de uma venda bem feita, mas não deixe que isso seja sua prioridade e nem seu “orgulho” por muito tempo. Lute para ser sempre o melhor. Procure aperfeiçoar aquilo que sua empresa já possui de melhor.

Esteja disposto a mudar

Há resistência em toda mudança, sabemos disso, mas às vezes é exatamente essa mudança que poderá abrir as portas do seu negócio. Esteja disposto a mudar. Aceite sugestões e críticas. Inove seu modo de agir e pensar. Uma empresa aberta às inovações também está aberta ao crescimento.

Nos próximos artigos daremos mais dicas e informações sobre como seu negócio pode crescer e se destacar neste novo “mercado digital”.