Procuramos sempre abordar o tema “Transformação Digital” nas empresas e sabemos que esse passo é longo.

Desde o início da pandemia, empresas tiveram que se adaptar, transformar, evoluir, principalmente com o novo método de trabalho – home office. Mas ainda há muito o que desenvolver.

Estudos revelam uma leve evolução

Um estudo realizado pela consultoria internacional Bip mostra que o caminho ainda é longo: em uma escala de 1 a 5, a média obtida pelas grandes empresas na última edição do estudo, de 2020, foi 2,7, considerado um nível intermediário de maturidade digital.

As empresas analisadas são dos segmentos de energia, óleo e gás, finanças mineração, tecnologia e outras, dentre elas 15% são brasileiras.

Ainda de acordo com o estudo, cada setor teve uma jornada própria de transformação, onde o mais avançado foi o setor financeiro, seguido pelo setor elétrico e de tecnologia.

Um empurrão necessário

As empresas que atuam diretamente com clientes, conhecidas como B2C, foram “obrigadas” a acelerar seu processo de transformação digital tanto para sobreviverem quanto para melhorar a experiência para o usuário.

Os clientes estão mais exigentes e imediatistas, o que levou empresas a serem mais ágeis na troca de informações e na resposta. Para que isso ocorresse, houve uma necessidade de atualização e transformação para os meios digitais.

Salientamos que, para uma empresa crescer, ela precisa estar bem estruturada, incluindo a elaboração de uma boa estratégia digital e o treinamento de funcionários.

Transforme e conquiste

Aos “trancos e barrancos” empresas tiveram que se adaptar e aprender a lidar com esse novo “mundo digital”. Na verdade, a transformação já estava ocorrendo há muito tempo, porém aquela vela história do “daqui a pouco eu faço”, acabou fazendo com que muitas empresas bambeassem.

Como vimos ao longo de 1 ano, muitas empresas fecharam, outras demoraram a se reerguer e outras, poucas, conseguiram se manter estáveis. Por que isso aconteceu? Simples, eles possuíam um bom planejamento, já estavam se adequando à transformação digital.

Sim, este é o novo mundo. Um mundo onde o digital está 100% presente em nossas casas, empresas e vidas. Portanto, se você quer fazer diferente, quer que sua empresa seja vista, invista na transformação digital!

Fonte – https://forbes.com.br/forbes-money/2021/05/grau-de-maturidade-digital-de-multinacionais-ainda-e-intermediario-mostra-bip/