[Artigo publicado no Espaço Abreme da Revista Potência]

 

O ano de 2019 foi um ano de grandes mudanças para a ABREME. Um ano que talvez fique marcado em sua história.

Ano que, na verdade, começou a acontecer ainda em maio de 2018, quando convidado pela nossa Diretoria Colegiada, assumi a Diretoria Executiva.

Naquele momento enfrentávamos muitas dúvidas se de fato uma associação tão tradicional, em um mercado como o nosso, e tendo passado por períodos de tantas turbulências seria capaz de mudar.

E foi justamente esse desafio que mais me motivou pois, por meio dele, poderíamos mostrar que juntos, eu e a nossa Diretoria Colegiada, seriamos capazes de mostrar que a tradição e a inovação podem caminhar juntas!

Tradição é o que nos permite mudar, sem deixarmos de ser nós mesmos! E essa premissa foi o ponto de partida para o processo que iríamos atravessar.

Naquele momento era importante compreendermos que as ações que nos trouxeram até aqui não nos levaria ao futuro, no entanto, haveria que respeitar todas as experiências vividas por aqueles diretores, não apenas junto a ABREME, mas também em seus negócios, que foram construídos às duras penas, com muito trabalho e dedicação.

Desta forma, minha primeira ação, seguindo essa premissa, foi visitar cada uma das empresas de nossa Diretoria (embora algumas já conhecesse bem), bem como alguns dos principais fabricantes para entender onde a tradição e a inovação poderiam se encontrar.

Dessas visitas surgiram os elementos necessários para o plano de ação para o biênio 2019/2020, o qual tem sido cumprido com êxito, trazendo cada vez mais confiança em nossa capacidade de nos transformar.

Começamos o ano com o nosso primeiro Seminário ABREME, realizado no mês de abril, com o tema “A Transformação Digital no Setor de Revenda e Distribuição de Material Elétrico”. Um evento particularmente importante, pois apresentamos as bases do que seria a ABREME dali em diante. Uma associação aberta, dinâmica e principalmente voltada para a inovação e para a busca de soluções efetivas para o nosso mercado. Neste dia juntamos mais de 70 empresário e executivos na Legrand para discutir o nosso futuro diante da transformação digital.

No mês seguinte, realizamos um evento que convencionamos chamar de “Visita à Fábrica” em que levamos nossos associados para visitar as instalações de fabricante e discutir temas relevantes para a revenda e distribuição, nesta ocasião visitamos a Weidmuller e tratamos da importância de nos organizar em associações, para que juntas sejamos ainda mais fortes. Foi também outro evento, em que pudermos reunir mais de 70 profissionais de nossos associados.

Já em agosto realizamos um evento ainda mais importante nessa trajetória, pois com a colaboração da Schneider levamos a ABREME para dentro do CUBO do Itaú, o maior espaço de inovação e empreendedorismo da América Latina, onde reunimos mais de 90 executivos e empresários em torno do tema: “Cenário Econômico 2020 e as Novas Economias”.

Neste dia abordamos assuntos relevantes para as empresas que iniciavam a elaboração de seus planos para o ano seguinte, dentre eles tratamos da reforma tributária, do cenário econômico para 2020 e das bases da chamada “Nova Economia”.

Além dos eventos criamos nesse período as bases de nosso marketing digital, que culminaram em nossas ações de mídia nas redes sociais, na criação do nosso novo portal na internet, e o desenvolvimento de iniciativas como a EaD ABREME (sistema de ensino à distância) e a Bolsa de Mercadorias (um software que funciona como um estoque virtual entre os associados com o objetivo de promover a venda de itens sem giro).

Outras ações ainda foram desenvolvidas, como a parceria em cursos com a FIA/USP, que em breve será lançada, assim como a criação de um cartão benefício em clínicas e laboratórios para que nossos associados possam oferecer aos seus colaboradores, como uma forma de enfrentar os altos custos dos planos de saúde.

Nesse fim de ano, tivemos nosso tradicional “Prêmio ABREME Fornecedores”, que já a tempos faz parte da agenda dos principais tomadores de decisão de nosso mercado, e mais uma vez irá reunir mais de 600 pessoas para prestigiar aqueles fornecedores que fizeram a diferença no ano de 2019.

Um ano muito especial, não só para a ABREME, mas também para mim, por isso agradeço imensamente à nossa Diretoria Colegiada e à nossa incansável Secretária Executiva, Sra. Nellifer Abradovic, pela oportunidade de provarmos que, se houver humildade, generosidade e trabalho, a tradição e a inovação podem sim caminhar juntas!