Como dissemos no artigo anterior, a cada dia a concorrência aumenta, mais produtos surgem no mercado e quando você se dá conta, não está mais “nadando de braçada” naquele mercado que antes era tão conhecido.

Hoje existem inúmeras maneiras de atrair e conquistar o cliente que está se tornando cada vez mais exigente com os produtos ou serviços que compra. Se não for de seu agrado ou não agregar nenhum valor a ele, a compra não é finalizada.

Então, como melhorar o desempenho de suas vendas, reduzir seus custos de venda e ainda garantir sua sobrevivência nesse mercado tão concorrido?

Algumas dicas podem ser essenciais para que você consiga vender cada vez mais e se destacar no mercado.

Dica #1 Esclareça sua missão – Em primeiro lugar, entenda o seu nicho de negócio. Algumas simples perguntas podem ajudar como: Quem precisa do seu produto? Quanto estão dispostos a pagar? Tenha claro qual é a missão que você pretende alcançar.

Dica #2 Venda para as necessidades do seu cliente – Assuma que seus clientes em potencial comprarão apenas o que precisam. Clientes estão em busca de soluções, então enfatize os benefícios que seu produto/ serviço possui. Seja criativo em suas vendas e marketing. Aproveite que o mercado de materiais elétricos tem muito mais a oferecer do que o cliente está comprando como produtos para eficiência energética, automação, energia fotovoltaica entre outros produtos que poderão levar o seu cliente a ter um pensamento mais sustentável, além de uma economia no bolso.

Dica #3 Crie e mantenha um atendimento excelente – Marketing eficaz, referências, fortes habilidades de vendas e questões estratégicas são as chaves para criar atenção favorável. O acompanhamento e o atendimento excepcional ao seu cliente são as chaves para mantê-lo.

Dica #4 Peça, ouça e aja – Melhor do que qualquer outra, essas três palavras resumem o sucesso nas vendas. Suas perguntas devem ser criativas, planejadas, relevantes e diretas. Suas habilidades de escuta devem ser altamente desenvolvidas. Lembre-se você deve responder e tomar medidas que comprovem que ouviu o cliente e conseguirá entregar o que ele necessita.

Para apoiar as empresas (revendedores e distribuidores de materiais elétricos) neste quesito, a Abreme conta com um background de suporte que poderá ser um ponto de apoio quando as dúvidas surgirem. Através do EAD, que consta no site da Abreme, lojistas, vendedores e todos aqueles que mantém contato com o público, poderão ter acesso à informação de qualidade e conhecimento  para auxiliar nas mais variadas dúvidas dos consumidores.

Dica #5 Trabalhe no básico – Até os melhores dos produtos têm espaço para melhorias. Procure melhorar suas fraquezas e defina metas para se forçar a fazer as coisas que você não gosta. Seja mais criativo em suas habilidades de prospecção, descoberta de fatos e apresentação. Imagine o vendedor perfeito e compare-se ao ideal.

Dica #6 Maximize seu tempo – Concentre-se em seus objetivos. Teste todas as atividades quanto à sua importância e urgência. Crie um cronograma ideal e teste seu tempo real diariamente. Lembre-se de que apenas uma hora por dia usada de forma mais produtiva soma mais de seis semanas extras de tempo produtivo por ano.

Lembre-se que o processo de compra não acaba após a venda ser concretizada. Os clientes não podem ser esquecidos. Toda empresa deve analisar os resultados finais de sua venda, conhecer a satisfação de seu cliente e saber se existe alguma dúvida pendente para que possa efetuar corretamente e rapidamente o pós-venda.

O atendimento pós-venda e a maneira que o cliente é lembrado é o que trarão o sucesso para a sua empresa.

Veja também – Saiba como aumentar suas vendas