Mais do que nunca, o setor de vendas vem se expandindo rapidamente. Tendo como grande aliada a internet, empresas de todos os lugares do mundo conseguem vender suas mercadorias.

Em um piscar de olhos, novos concorrentes aparecem, produtos similares aos seus são lançados e, antes mesmo que você perceba, já está nadando com tubarões de todos os tamanhos.

Não importa o setor em que sua empresa se encontra, o que funcionou há alguns anos, não está mais funcionando nos dias de hoje. Se o seu objetivo é aumentar as vendas, você precisa descobrir qual será a estratégia de vendas mais eficaz para atingir seu público alvo.

Estratégia de vendas

Entender o que é uma estratégia de vendas e como você pode configurar uma bem-sucedida para sua empresa é muito útil.

Mas antes de tudo vamos às definições: O que é uma estratégia de vendas?

Uma estratégia de vendas é qualquer coisa que uma empresa faz para vender seus produtos ou serviços ao seu público-alvo. Existem várias estratégias que podem ser implementadas para ajudar a impulsionar as suas vendas.

Você não deve apenas dedicar tempo para criar um perfil de cliente e determinar seu público ideal, mas também converter esses leads em clientes. Construir a estratégia adequada permitirá que você atinja suas metas de vendas.

Elaboramos algumas ideias para que você consiga gerar mais vendas e ajudar sua empresa a crescer.

Aumentar vendas através de clientes existentes

Seus clientes existentes devem ser a sua prioridade ao tentar aumentar as vendas. Eles já conhecem a sua empresa, seus produtos e confiam em você. Se o trabalho feito com esse cliente foi satisfatório para ele, então eles estão abertos a fazer mais negócios com você.

Preste atenção ao comportamento do cliente

Procure estudar como seus clientes se comportam, como eles interagem e usam o produto oferecido. Verifique se ele está satisfeito com o que sua empresa oferece tanto no produto quanto no valor que ele recebe. Se achar pertinente, uma atualização no produto é válida.

Uma abordagem efetiva é oferecer ao cliente um serviço mais personalizado, através de atendentes treinados para comercializar o seu produto.

Peça um feedback

Procure sempre pedir um feedback aos seus clientes, principalmente para saber se falta algo em seu produto ou se existe algum problema em que você pode auxiliá-lo.

Como aumentar as vendas com novos clientes

Para conseguir conquistar novos clientes, algumas estratégias podem ser tomadas como:

Verifique o conteúdo disponível no seu site

Faça uma análise do que o seu site está focando, é um site institucional que fala mais da empresa ou um site de vendas que apresenta claramente seus produtos e benefícios? Neste caso, verifique também se seu cliente está entendendo claramente a mensagem que você está transmitindo e se o valor agregado ao seu produto está fazendo diferença para ele.

Destaque-se mais

Diariamente somos bombardeados com mensagens publicitárias, então você precisa encontrar uma maneira de ser notado. Para isso é necessário que você se diferencie da concorrência, sem apelação, mas de maneiras inteligentes. Ofereça mais soluções ao seu cliente.

Aprimore suas habilidades de vendas

Publicidade e divulgação podem atrair mais leads, mas quando chegar a hora da conversão, você ainda precisará vender para seus clientes. A Abreme está disponibilizando em seu site, uma plataforma de cursos que auxiliarão vendedores/ lojistas a comercializar seu produto de maneira eficiente, explicando os benefícios e  vantagens oferecidos por ele.

Você fez todo o trabalho para prepará-los para a compra, mas essa não é a linha de chegada. Revise os fundamentos de vendas para garantir que você não perca as perspectivas nos estágios finais do processo.

Como aumentar as vendas através da mídia social

Inovação. Esta é a palavra de lei. Se você ainda não está presente nas mídias sociais, você não será notado.

O setor de materiais elétricos é bem concorrido e, ter um destaque nas mídias sociais é fundamental para fazer com que seu cliente lembre-se sempre de você.

Use publicidade em mídia social

A maioria das mídias sociais conhece a fundo seus usuários levando a eles somente o que realmente têm interesse. Campanhas de marketing em mídias sociais são ótimas estratégias.

Crie um grupo /comunidade e ajude seus clientes

Ao encontrar potenciais clientes no facebook ou instagran, você também poderá encontrar um lugar em suas vidas que não pareça uma “venda”. Use as mídias sociais para ajudar seus clientes a resolver problemas. Eles começarão a considerá-lo o especialista e chegarão a você com problemas semelhantes no futuro. Eles também contam aos amigos, e ambos podem aumentar seus resultados.

Verifique se seus perfis estão otimizados

Pense no seu perfil de mídia social como um mini site para sua empresa. Ele deverá transmitir claramente quem você é, o que faz e quais valores representa.

Trate todas as plataformas de mídia social como um site individual também. Seu público-alvo para cada um será diferente; portanto, todos os seus perfis devem ser otimizados de acordo com suas metas para o site.

Existem outras maneiras eficientes de aumentar vendas. São elas:

Nutrir leads (e-mail marketing) – Frequentemente, a jornada não é direta do anúncio para a venda. Em vez disso, você encontra clientes em potencial e os conduz por um caminho que resulta na escolha do seu produto ou serviço. Uma das maneiras mais eficazes de nutri-los nesse processo é o e-mail marketing. Depois desse primeiro processo, o cliente poderá entrar em uma campanha automatizada onde você fornecera informações e soluções para ele.

Parceria com outras empresas – Faça conexões com outros fornecedores do seu setor. No mínimo, você pode indicar negócios entre si , mas também pode encontrar maneiras de formar parcerias para oferecer ofertas exclusivas de pacotes a seus clientes.

Coloque um plano de ação em sua página inicial (CTA – Call to action) – Sabemos que um CTA é essencial para conversões em uma página de destino ou descrição do produto. Eles também podem ser eficazes em sua página inicial porque ajudam a direcionar seu visitante.

Pense no que você deseja que o visitante de sua página faça. Ligar para você? Preencher um formulário de consulta? Juntar-se à sua lista de e-mail? Seja qual for a resposta, deixe claro na página inicial com um CTA que se destaca.

Temos certeza que cada uma das dicas citadas acima poderá contribuir para aumentar as vendas de seu negócio. Mas não tente implementar tudo de uma única vez. Escolha uma ou duas e comece a colocar em prática. Assim que os resultados começarem a surgir, você poderá pular para a próxima estratégia.

Para auxiliar em suas estratégias de venda e suporte para sua empresa a Abreme conta com um novo portal. Lá você encontrará informações, benefícios e serviços exclusivos focados no setor de materiais elétricos.

Veja também – Tudo que você precisa saber para reduzir despesas