Um termo muito relevante a qualquer empresário é “custos operacionais”. Afinal, quais são os tipos de custos operacionais e como eles afetam a empresa?

O que são custos operacionais?

Custo operacional

Os custos operacionais são aqueles necessários para a manutenção e administração diária de seu negócio. Outro termo utilizado para custos operacionais é o termo despesas operacionais.

Um dos principais componentes dos custos operacionais são os custos dos produtos vendidos. Estes, por sua vez, são os custos diretos atribuídos à produção dos bens ou serviços da sua empresa. As despesas operacionais também incluem:

  • Custos trabalhistas, como folha de pagamento;
  • Seguro de saúde, pensões e outros benefícios para funcionários;
  • Comissões de venda;
  • Depreciação;
  • Amortização;

Compreender seus custos operacionais é importante, pois permite obter muitos outros índices de negócios relevantes.

Abaixo estão os dois pontos de dados que podem ser obtidos através dos custos operacionais:

#1 Resultado operacional

Os custos operacionais podem ajudá-lo a determinar sua receita operacional que é o lucro total associado às operações da sua empresa. A fórmula para calcular o lucro operacional é:

Receita operacional = receita total – despesas operacionais

#2 Índice de despesas operacionais.

Outra relação que você pode derivar dos custos operacionais é a relação de despesas operacionais. Essa proporção fornece uma comparação direta de suas despesas com sua receita, permitindo que você acompanhe sua eficiência.

O índice de despesas operacionais, indica saúde financeira da empresa. A equação para este cálculo é:

Índice de Despesas Operacionais = Custos Operacionais ÷ Receitas

O que fazer para reduzir os custos operacionais?

Sempre que você melhora seus custos operacionais, você se coloca à frente da concorrência. Pequenos empresários devem procurar maneiras de reduzir seus custos operacionais sem sacrificar a qualidade de sua oferta ou prejudicar a vida de seus funcionários.

Mas, você sabe quais são as melhores maneiras de reduzir os custos operacionais? Abaixo relacionamos algumas dicas que poderão auxiliar na redução de custos e gerar mais receita.

#1 Se renda à tecnologia – Atualmente existem dezenas de sistemas e programas de softwares que podem automatizar e otimizar as funções de sua empresa. Esses sistemas podem cobrir uma variedade de áreas de operação, incluindo contabilidade, hospedagem de sites, comunicações de marketing, folha de pagamento ente outros.

#2 Terceirização – Outra boa opção para melhorar a eficiência é terceirizar certas práticas de negócios. Uma área muito utilizada na terceirização é a publicidade e o marketing. Para muitos empreendedores, esse é um ponto problemático. Eles descobrem que a quantidade de tempo que gastam em publicidade e marketing se correlaciona com o retorno do investimento. Mas eles não necessariamente têm tempo para se dedicar a uma campanha de marketing.

Embora possa parecer que contratar um fornecedor externo resultará em mais dinheiro, a longo prazo, delegar tarefas específicas a especialistas no assunto economizará dinheiro e gerará resultados ainda melhores. A terceirização de certas operações é um investimento que paga dividendos ao longo do tempo.

#3 Procure por melhores preços – Se você trabalha com fornecedores regularmente, pode configurar um sistema de lances para projetos e trabalhos. Ter uma cotação precisa, pode permitir que você planeje melhor as suas despesas operacionais.

#4 O famoso “home-office” – A locação de espaço no escritório, o pagamento de contas como água luz, telefone e até mesmo o gerenciamento de um escritório físico podem ser uma perda de recursos financeiros. Considere permitir que sua equipe trabalhe em home office, como uma maneira de reduzir os custos totais.

#5 Pague faturas antecipadamente ou no prazo – Muitos fornecedores oferecerão um desconto se você pagar sua fatura antecipadamente. Mesmo uma economia de 2-3% pode ser benéfica.

No mínimo, certifique-se de pagar suas faturas em dia para evitar taxas atrasadas ou outras multas. Isso também vale para empréstimos, ou qualquer dívida que você tenha contraído. Suas despesas com juros podem aumentar se você estiver atrasado ou começar a perder pagamentos.

#6 Identifique ineficiências – Procurar maneiras de tornar seu negócio mais eficiente. Ao reforçar seus processos e procedimentos, você pode reduzir o desperdício em materiais e tempo.

Incentive seus funcionários a identificar ineficiências e sugerir soluções para o problema.

#7 Cancele serviços não utilizados – Analise os custos variáveis ​​e identifique os serviços que não está mais usando. Se você não os utiliza há alguns meses, procure um plano mais barato ou considere cancelá-los completamente.

É fácil perder o controle dos serviços não utilizados, especialmente se você os configurou para pagamento automático no cartão de crédito. Se você encontrar um serviço que gostaria de manter, tente fazer compras para ver se existem alternativas mais baratas disponíveis.

#8 Ideia sustentável – Se, em sua empresa existir um espaço livre, considere torná-lo o mais “verde” possível com ideias sustentáveis como a substituição de lâmpadas comuns para lâmpadas de LED ou pela iluminação natural, verifique o isolamento das janelas para que os aquecedores ou os equipamentos de ar-condicionado funcionem sem desperdício de energia, reutilize a água da chuva, entre outros. Você não apenas economizará em custos de, mas também em custos mensais de suprimentos de escritório.

Assuma o controle das finanças da sua empresa

Se você é o tipo de proprietário que apenas monitora as despesas e receitas da empresa sem analisar detalhadamente, já é hora de mudar isso! À medida que sua empresa cresce, entender coisas como custos operacionais e a maneira de gerenciá-los da melhor maneira, se tornará cada vez mais importante.

Veja também – Como resolver o problema de margens baixas na empresa