O mercado está cada vez mais competitivo e todos os dias surgem novas tecnologias e inovações. As empresas que não apostarem e investirem em pesquisa e desenvolvimento ficarão para trás.

A inovação de processos é de extrema importância para que as empresas se mantenham competitivas no mercado, pois visa uma maior produtividade, lucratividade e qualidade de produtos.

A automatização de processos, por exemplo, transforma etapas que antes eram realizadas manualmente em procedimentos que contam com a ajuda da tecnologia. Ela não serve para substituir o trabalho humano, mas sim para otimizar recursos e facilitar o trabalho dos profissionais.

O que é inovação de processos?

Inovação de processos é uma mudança ou aprimoramento nas etapas do processo produtivo dentro de uma empresa, visando trazer benefícios a curto e longo prazo.

Essas mudanças ficaram bem claras ao longo da Revolução Industrial (abordamos isso em nosso artigo Impactos da Indústria 4.0), onde as inúmeras tecnologias auxiliaram as companhias de forma muito mais rápida e eficiente, aumentando assim, sua produtividade.

Um exemplo de inovação de processos é a fabricação de veículos ao longo da história, com a implantação do modelo Ford de produção.

Em 1913, o empresário Henry Ford, pensando em agilizar a fabricação do Modelo T, implantou a sua consagrada linha de produção, fazendo com que a montagem de seus carros se tornasse muito mais rápida.

Antes os carros eram produzidos de forma quase artesanal e demoravam anos para ficarem prontos. Com esse novo modelo implantado por ele, a fábrica passou a ganhar escala, houve redução nos custos e geração de empregos, além de aumento na produtividade e eficiência. 

Os principais benefícios que boas estratégias de processos podem oferecer são: 

  • Economia de tempo
  • Maior lucratividade
  • Menor probabilidade de erro
  • Exploração de novas formas de produção

A inovação deve ser contínua

Os avanços tecnológicos provocam muitas mudanças e benefícios nas empresas. Os resultados dessas evoluções incluem: aumento da produtividade, redução de custos e delegação de tarefas operacionais às máquinas. 

O uso da Inteligência Artificial pode e deve ser utilizada com foco em melhorar a experiência digital dos clientes em todas as etapas de sua jornada, desde o primeiro contato com a empresa até a sua saída, a fim de torná-la, de fato, satisfatória.

Portanto, o processo de transformação digital de uma empresa é ininterrupto e o principal objetivo deve ser a promoção de experiências inovadoras a fim de satisfazer os clientes.

Além da automatização

Muitos gestores têm constatado que o processo de Transformação Digital é apenas a etapa inicial. As empresas precisam ir além da automatização robótica para continuar a alcançar bons resultados em um cenário de alta competitividade e necessidade constante de inovação.

É importante ter um planejamento estratégico bem definido e acompanhar as tendências tecnológicas do mercado para se manter sempre atualizado.

Mas conseguir ir além da implementação e desenvolvimento dessas tecnologias ainda é um grande desafio para as empresas devido a orçamentos limitados, falta de mão-de-obra qualificada e mudanças estruturais.

Porém, esses fatores não devem ser impeditivos para adiar o processo de transformação, pois para conquistar novos clientes, cada vez mais exigentes, é essencial aprimorar os serviços constantemente.

Por fim, sabemos que os investimentos em tecnologias impactam toda a dinâmica do trabalho de uma empresa e refletem em inúmeros benefícios como melhoria operacional, redução de custos e aumento de produtividade, além da fidelização dos clientes através de experiências personalizadas. Por isso é essencial que os gestores saibam utilizar essas soluções digitais para conseguirem ir além da automatização.