A pandemia mudou a vida das pessoas e também a rotina de muitas empresas.

Empresários tiveram que se adaptar, transformar e evoluir de uma hora para outra, principalmente devido ao novo método de trabalho, o home-office. 

Passaram a utilizar a internet e mídias sociais a seu favor como, por exemplo, fazendo as tão famosas “lives” no Youtube e Instagram e intensificando as vendas online, através de e-commerces.

Uma mudança que poderia ter sido feita de forma gradual, acabou sendo feita às pressas devido às novas necessidades do mercado.

Porém, muitas empresas não conseguiram se adequar, acabaram se perdendo e fechando as suas portas por não conseguirem manter suas vendas ativas.

A Transformação Digital deve ser contínua

A Transformação Digital foi necessária, a fim de melhorar a experiência do cliente e torná-lo fiel à sua empresa. Essa adaptação teve que ser rápida para que as empresas não fossem engolidas pelos concorrentes mais digitalizados.

A tendência, agora, é que essa onda digital continue crescendo, porém, quem não se adaptar, perderá cada vez mais espaço no mercado.

Lembrando que a Transformação Digital vai muito além do que simplesmente usar a internet, tecnologia e suas ferramentas. Ela atinge a empresa como um todo e se inicia a partir de uma Transformação Organizacional, com a mudança na mentalidade de toda a corporação.

Como ficam as revendas e distribuidores de materiais elétricos?

Em 2020 o setor de revenda e distribuição de material elétrico fez seu balanço sobre os impactos da pandemia e o resultado não foi tão ruim como se esperava.

Sem dúvidas houve perdas e prejuízos, porém, muito menores que em outros setores da economia.

Isso se deve, principalmente, ao fato do setor elétrico ser uma atividade essencial da economia.

Mas isso não quer dizer que as revendas e distribuidores de materiais elétricos não precisaram se adaptar às novas mudanças e à Transformação Digital. Muito pelo contrário. A revolução digital do e-commerce, que já vinha sendo abordada pela ABREME desde 2019, ganhou ainda mais força na pandemia, principalmente para o setor elétrico.

As vendas on-line ganharam espaço e cresceram significativamente na pandemia, tendo um aumento de 48%, devido à necessidade de distanciamento social e fechamento das lojas físicas por longos períodos.

Com essa mudança, naturalmente as pessoas e empresas migraram para o comércio digital.

Quem não estava acostumado a comprar pelo computador teve que se adaptar e as empresas que não tinham e-commerce, trataram de montá-lo para evitar maiores prejuízos.

Mas implementar um e-commerce não é simplesmente colocar um site de vendas no ar. Para ele ser realmente efetivo, precisa de uma estratégia de implantação clara e objetiva, senão será apenas mais um site, dentre tantos outros, que ao invés de ser um importante canal de vendas, será apenas uma maneira de divulgar seus preços ao mercado.

Vantagens em comprar material elétrico online

Assim como em diversos outros segmentos, o consumidor pode ter inúmeras vantagens ao optar por comprar materiais elétricos pela internet. Dentre elas, podemos destacar:

  • Preços mais competitivos: muitas empresas oferecem preços diferenciados nas lojas online, além de cupons de desconto e promoções recorrentes, que são mais facilmente ofertados por meio digital.
  • Formas de pagamento diferenciadas: enquanto nas lojas físicas normalmente os meios de pagamento são dinheiro ou cartão, em uma loja online, por exemplo, o número de parcelas sem juros pode ser maior, boleto bancário é uma opção, depósito ou transferência bancária também podem ser ofertados e contas do Paypal e Pagseguro podem ser aceitas.
  • Fácil de pesquisar: na internet, em questão de minutos, você consegue pesquisar diversas opções de fornecedores de material elétrico e saber se as empresas são de confiança.
  • Atendimento personalizado: muitas empresas priorizam o suporte online e ampliam os canais de atendimento, o que garante que o consumidor terá toda a assistência que precisa sem sair de casa.
  • Avaliações de outros usuários: é muito fácil encontrar na internet avaliações e experiências de outros clientes, seja no próprio e-commerce, redes sociais ou sites específicos (Ex: Reclame Aqui).
  • Variedade de produtos: ao optar por comprar online, o cliente tem fácil acesso aos catálogos de materiais elétricos e informações detalhadas dos produtos.
  • Comodidade: sem dúvida, essa é umas das principais vantagens, já que, ao não precisar sair de casa, você evita filas, estacionamentos lotados, estresse de trânsito e horários comerciais restritos. Comprando pela internet, você usa seu tempo com mais qualidade e conforto.

E a sua empresa, já se adaptou às novas mudanças digitais? Já tem um e-commerce estruturado e atendendo à demanda de seus clientes?