Signify é reconhecida em testes de qualidade pelo Labelo, Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, como empresa líder em qualidade de painéis Led
• Pesquisa feita com 23 produtos avaliou a segurança dos painéis de LED. Apenas quatro foram aprovados, dentre eles os da marca Philips
• Laboratório realizou duas rodadas de testes que aconteceram entre março e julho de 2023, e os painéis LED da marca Philips estão em conformidade com normas estabelecidas pelos órgãos reguladores
A Signify, empresa líder mundial em iluminação, foi aprovada em um teste realizado pelo Labelo, Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica e apresentou conformidade em seus produtos da marca Philips, nas avaliações realizadas. O laboratório produziu o estudo com 23 produtos de 14 fabricantes de painéis de LED entre os meses de março e julho de 2023.
O Labelo, credenciado pelo Inmetro, foi responsável por testar painéis de LED, comprados no varejo, com potências entre 14W e 25W. O objetivo foi avaliar a segurança em relação aos riscos de choques elétricos, faltas e curtos-circuitos internos, além de verificar a resistência à chama dos produtos. O resultado geral apresentado mostrou que somente 04 dos 23 produtos apresentaram conformidade com os padrões exigidos, dentre eles estão os da Philips.
“É importante que veículos credenciados e referendados façam este tipo de estudo. O resultado traz um sinal positivo para Signify, uma vez que os testes comprovam que a marca atende todas as normas do mercado em seus modelos. É muito gratificante saber que somos referência e uma marca consolidada, respeitada e que coloca o cliente em primeiro lugar. Por outro lado, mostra que existe uma preocupação porque outras empresas não apresentam condições de oferecerem segurança adequada ao consumidor. O papel das associações é de extrema importância, para que consigam organizar e apoiar o IPEM nas fiscalizações de produtos nos pontos de vendas. As normas internacionais de segurança estão estabelecidas e precisamos nos atentar aos riscos que existem, se essas não forem seguidas. Riscos às instalações e as vidas das pessoas”, comenta Daniel Tatini, presidente da Signify no Brasil.
A tecnologia LED está consolidada no Brasil. A economia energética comprovada, a maior qualidade e o design diferenciado são fatores levados em consideração na decisão final. Um produto fora das normas de segurança pode causar graves acidentes.
“É impensável ver que um produto possa oferecer qualquer tipo de risco para quem compra um painel de LED. A Signify reforça o compromisso com os seus clientes e um estudo elaborado como esse realizado pelo Labelo faz com que a empresa siga em contato com as associações responsáveis para colocar o consumidor em primeiro lugar”, completa Tatini.
Como foram os testes:
Os ensaios foram baseados em distâncias de escoamento e separações, resistência de isolamento e rigidez dielétrica, resistência ao aquecimento e resistência à chama de ignição. A distância de escoamento (creepage distance) é a menor distância entre duas partes condutoras internas do painel LED, medida sobre a superfície da isolação entre essas partes.
A distância de separação é a menor distância entre duas partes condutoras, ou entre uma parte condutora e o corpo (carcaça) do painel LED, medida através do ar.
A norma especifica valores mínimos de distância de escoamento e distância de separação para que, sob uma dada tensão elétrica aplicada, um certo grau de poluição e uma determinada altitude em relação ao nível do mar, não ocorram arcos (faiscamentos) entre as partes sob tensão ou o rompimento da isolação, reduzindo assim riscos de incêndios e choques elétricos.
A resistência de isolamento é o valor da resistência elétrica, em condições especificadas na norma, entre duas partes condutoras internas do painel LED separadas por material isolante. A rigidez dielétrica é a propriedade de um material de se opor a uma descarga disruptiva (sobretensão), medida pelo gradiente de potencial sob o qual se produz essa descarga.
Já a norma específica valores mínimos de resistência de isolamento e rigidez dielétrica para garantir que os materiais isolantes internos do painel LED tenham isolação adequada, em condições normais de funcionamento e sob situações de sobretensões, reduzindo assim riscos de choques elétricos, faltas e curtos-circuitos internos.
O ensaio de resistência ao aquecimento verifica se as partes termoplásticas do produto são resistentes às temperaturas presentes no interior do painel LED, reduzindo assim os riscos de incêndio.
Além disso, o ensaio de resistência à chama de ignição verifica se, no caso de existir fogo no interior do painel LED, os materiais não propaguem a chama e não possam originar um princípio de incêndio no local onde estão instalados.
Os ensaios foram baseados nos requisitos das normas ABNT NBR IEC 60598-1:2010 Luminárias – Parte 1: Requisitos gerais e ensaios, e IEC 60598-2-2:1997- Part 2: Particular requirements – Section 2: Recessed luminaires (requisitos específicos para painéis LED).