Riscos elétricos nas instalações e nos sistemas fotovoltaicos: O que você deve saber!

Quando as águas baixarem, as pessoas atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul estarão expostas a riscos, ao voltarem a ocupar edificações que ficaram submersas, ainda mais se estas tiverem sistemas fotovoltaicos. Como os profissionais de eletricidade devem proceder para tornar instalações de utilização e geradores fotovoltaicos seguros novamente? E mais: a quantidade de edificações atingidas significará um aumento excepcional do volume de trabalho. Como estar preparado para isso?

Neste webinar, a professora Caroline Raduns*, da Unijuí, vai falar sobre as medidas para eliminar os riscos elétricos para os usuários das instalações de utilização, e o professor Leandro Michels**, da UFSM, var dar indicações para tornar os sistemas fotovoltaicos novamente operacionais sem riscos para usuários e eletricistas.

* Caroline também lançou, junto com a @abracopel, campanha de arrecadação de materiais elétricos para reconstrução das instalações atingidas pelas águas. Conheça!
** Michels e seu grupo na USFM realizaram estudo com ensaios em sistemas FV que foram submersos. Veja as conclusões!

Temas relacionados ao dia a dia do profissional de eletricidade

 

Image

A norma ABNT NBR 17018, em vigor desde fevereiro de 2023, estabelece requisitos para instalações elétricas de baixa tensão em canteiros de obras. O webinar discute as particularidades dessas instalações, incluindo iluminação, SPDA, conjuntos para canteiros de obras, proteção contra choque elétrico e aterramento, com ênfase na conformidade com as necessidades específicas desses locais.

webinar discute a elaboração da norma brasileira do comitê CB-024 da ABNT, sobre segurança contra incêndios de geradores fotovoltaicos em edifícios, equipamentos que apresentam riscos de incêndio devido às correntes contínuas em tensões elevadas. A norma visa à segurança de usuários e bombeiros. O webinar tem a participação do coordenador e do secretário da comissão da norma, além de um especialista na normalização alemã na área.

 

A construção civil sustentável depende da integração eficiente da energia solar na arquitetura, a chamada BIPV (Building-Integrated Photovoltaic Systems), ou arquitetura solar, a qual é uma tendência mundial. A arquiteta e doutora em engenharia civil Clarissa Zomer aborda no webinar a importância, o potencial e os desafios da arquitetura solar no Brasil, com exemplos como o do projeto de brises fotovoltaicos no Instituto Germinare, em São Paulo.

Mais de 90 webinars com conteúdo técnico de qualidade disponíveis gratuitamente em nosso canal